ESTUDAR NO EXTERIOR

Brasileiros no Exterior

--- Programas de bolsa de estudo

COMO ESTUDAR NO EXTERIOR DE GRAÇA
ATRAVES DE BOLSAS
  Instituições que selecionam bolsistas para estudar no exterior
Veja aqui os endereços de Instituições que selecionam bolsistas para estudar no exterior, editais, incriçoes e informaçoes:


Programas de bolsas de estudo para brasileiros em mais de 30 países

 
Em qual país você quer fazer o intercâmbio?
Algumas das instituições e programas, como Capes (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Ciência sem Fronteiras, oferecem bolsas para mais de 30 países, a lista deles: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, China, Cingapura, Coreia do Sul, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hong Kong, Hungria, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Suíça, Suécia e Turquia.

 

Instituições por pais: 
INSTITUIÇÕES E GOVERNOS ESTRANGEIROS POR PAIS:
 

 

Austrália
O programa Endeavour Awards, do governo australiano, para pós-graduação e pesquisas no país. A bolsa vale para brasileiros.


 

Bélgica
O programa VLIR-UOS tem preferência por países-latinos, africanos, e asiáticos que em desenvolvimento. São dois os níveis de estudo: estágio ou mestrado em universidades belgas, as aulas serao em inglês.


 

China
Programas para especialização, mestrado e doutorado. Tambem para estudantes brasileiros. Mais informações no site da embaixada da China.


 

Coreia do Sul
KGSP (Programa de Bolsas do Governo Coreano) oferece todo ano 2 bolsas integrais para estudantes brasileiros de graduação, que estudam o idioma local para maior integração. Há também financiamento para o mestrado e o doutorado.


 

Dinamarca
Para cursos de graduação e de pós aos interessados em formação no país.
Confira mais informações aqui.


 

EUA
A Fullbright Brasil oferece bolsas de estudo para as Community Colleges nos EUA (cursos técnicos de nível superior) e para cursos de pós-graduação, para doutorados-sanduíche e doutorados em ciência, tecnologia, engenharia, além de roteiristas de produção cinematográfica, entre outros. E programas para professores e pesquisadores.

O Scholarship Experts, Site em inglês, analisa os dados pessoais e acadêmicos do usuário e indica quais bolsas internacionais e encaixa no perfil de cada um, e quais os programas que estão com inscrições abertas. São para cursos de ensino médio, graduação e pós-graduação em instituições norte-americanas.


 

França
O governo francês oferece bolsas para nível de mestrado e de doutorado. EXEMPLOS: engenharia, ciências exatas, biotecnologia, ciências da comunicação, terra e meio ambiente, economia e administração e ciências políticas e direito. Mais informações no site; Campus France.


 

Hungria
Programas de graduação, mestrado e doutorado, pós-doutorado e pesquisa para estudantes brasileiros, cursos de curta e de longa duração em universidades, e em centros de pesquisa. Mais info; site do governo.


 

Itália
Bolsas de estudo na Itália. Brasileiros podem concorrer se forem estudantes da língua e da cultura italiana e pesquisadores em centros, laboratórios, bibliotecas, arquivos e museus italianos. candidatos de mestradocandidatos de mestrado. Um dos requerimentos é ter profi-ciência no idioma local do país. O Ministério das Relações Exteriores é o responsável pela emissão de bolsas de estudo na Itália. Mais info; página do programa.


 

Japão
Bolsas de estudo para professores de japonês e educadores do ensino fundamental, e médio, para cursos profissionalizantes e técnicos, de graduação e pós. Dependendo do curso não se exige a fluência em japonês. E há cursos preparatórios nesse idioma, Mais info; site.


 

Malásia
Programa de bolsas MIS. Para Estudantes internacionais que pedem financiamento em pós-graduação e pós-doutorado para o governo malásio. Ha preferência a candidatos com notas excelência, fluência em inglês e nas seguintes áreas; biotecnologia e biossegurança, meio ambiente e tecnologia da informação e comunicação, e outras. Mais info; MIS


 

Nova Zelândia
O governo da Nova zelandia oferece bolsas de estudo pós graduação em cursos de tempo integral. Os Brasileiros podem participar. Mais info; Site do programa.


 

Reino Unido
Bolsas de estudo para mestrado que tenham concluído a graduação recentemente. O programa do governo britânico. O Brasil está entre os países que podem participar. Mais info; site.


 

Gates Cambridge Scholarship oferece bolsas para estrangeiros para pós-graduação pela Universidade de Cambridge. Sera preciso enviar formulário para a universidade, que decide quem aceitar, e será beneficiado com a bolsa. Mais info; Gates Cambridge Scholarship


 

Suíça
No Brasil, poderao concorrer estudantes de mestrado ou universitários na seguintes áreas; médica e música e artes em geral., de doutorado e de pós-doutorado. Mais info; site do programa




 

Taiwan
O governo de Taiwan oferece bolsas de estudo para estrangeiros nos seguintes programas; graduação e pós. Os estrangeiros devem comprovar conhecimento de inglês e chinês (a partir do nível básico). Mais info;  Site do programa.




 

União Europeia

A Comissão Europeia, Financia três programas de bolsas do Erasmus Mundus que sao; acadêmicos e funcionários de instituições de ensino brasileiras parceiras. São elas: Mundus Lindo, Babel  e Preciosa.



 
Instituições por categorias:
Para: treinamento técnico, iniciação científica, mestrado, doutorado, doutorado direto e pós-doutorado, além de pesquisa e estágio no exterior
1- Fapesp

A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) oferece bolsas de estudo tanto no Estado de São Paulo quanto no exterior. Para: treinamento técnico, iniciação científica, mestrado, doutorado, doutorado direto e pós-doutorado, além de pesquisa e estágio no exterior


 

Para: graduação e pós
2- Santander

As bolsas de estudo do Santander são para universitários de graduação e pós para instituições de ensino nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, China e Portugal.


 

Para: Graduação, mestrado, MBA e outras especializações
3- Fundação Estudar está com inscrições abertas para o programa de bolsas de 2013. A organização financia programas de graduação e pós no exterior, e intercâmbios durante a graduação.

4- Fundação Beca oferece várias bolsas parciais para programas de master e pós-graduação no exterior. Com diferentes valores. Alguns exemplos; MBA in International Business Consulting, na Alemanha tem 35% do custo do curso coberto pela bolsa, o MBA da espanhola IESE, com bolsa de 10% do valor, e o master em finanças da britânica London School of Business and Finance com 29% do valor do curso.

5- Programa Chevening oferece bolsas em cursos de master em universidades britânicas. Para participar, sera preciso se inscrever nas instituições do Reino Unido junto ao pedido da bolsa junto à Chevening. Exemplos para o Brasil para 2013; finanças, economia, administração pública, ciência, inovação e mudanças climáticas. As inscrições estão abertas.

6- Universidades holandesas, mais de 60 oportunidades de bolsas de estudo no país em 2013. participam do programa Ciência sem Fronteiras, e representantes do governo holandês fizeram uma visita oficial ao Brasil neste ano, para ampliar a promoção do ensino superior holandês entre os dois países.

7- Programa Erasmus Mundus tem cursos conjuntos por acordos entre universidades europeias para cursos de master ou doutorado em diversas áreas. Com bolsas integrais para uma parte da turma, os prazos sao variados que costumam terminar no início de cada ano. A maioria dos programas tem dois anos de duração, e e dividido em módulos em países diferentes da União Europeia.

8- Fundação Carolina para a especialização de profissionais e a mobilidade de pesquisadores entre países da Península Ibérica e da América Latina. Em 2012/2013, já ofereceu mais de 400 bolsas de pós-graduação e 52 para mobilidade de professores brasileiros. As incriçoes para o programa de bolsas de 2013/2014 ainda não saiu, mas deve ser divulgada no site até o fim de janeiro de 2014.

9- Ciência sem Fronteiras para pesquisar bolsas de graduação e pós em pelo menos 17 países parceiros do programa, entre eles Alemanha, Canadá, França, Índia, Portugal e Reino Unido.


 

Para Doutorado, pós-doutorado e pesquisa:
10- CNPq e a Fundação de Pesquisa Flandres da Bélgica (FWO) oferecem um programa para apoiar programas conjuntos de pesquisa nas seguintes áreas; biotecnologia, microeletrônica, nanotecnologia, aeroespacial, energia nuclear, ciências ambientais, ecologia, ciências agrárias, e ciências da saúde. As inscrições vão até 24 de janeiro.

11- Capes e a Fundação Alexander von Humboldt oferecem bolsas na Alemanha para pesquisadores com os seguintes perfis: que em início de sua carreira, ja tendo completado o seu doutorado há até quatro anos. E acadêmicos "altamente qualificados", com doutorado completo há menos de 12 anos e perfil de pesquisa definido. O prazo para a segunda chamada, com início em julho e agosto de 2013, vai até 15 de maio. Há outras três chamadas para os próximos anos, para pós-doutorado com duração entre 6 e 24 meses, e estadia para pesquisa entre 6 e 18 meses.

12- Capes e a Fundação Sueca de Cooperação Internacional (Stint, na sigla em sueco) oferece um programa que seleciona projetos conjuntos de pesquisa entre acadêmicos do Brasil e da Suécia e promove a mobilidade de pesquisadores e estudantes de doutorado e pós-doutorado entre esses dois países. A bolsa é aberta para todas as áreas de conhecimento. O prazo de inscrição é ate 18 de janeiro.

13- Centro Norueguês para a Cooperação Internacional na Educação (SIU, na língua original) e a Capes têm um programa que visa a promoção de núcleos de pesquisas transnacionais entre o Brasil e a Noruega em todas as áreas de conhecimento, com bolsas de doutorado sanduíche e de estágio pós-doutoral. O prazo é ate 26 de fevereiro.

14- Capes oferece bolsas de doutorado pleno no exterior (que não inclui a Alemanha).oferece mensalidade, auxílio instalação, deslocamento e seguro saúde, além de adicional para dependente. As inscrições para bolsas vao até 31 de janeiro.

15- Capes; Estão com os editais abertos para;

Estágio sênior (para pesquisadores com título de doutor há mais de oito anos).

Estágio pós-doutoral (para acadêmicos doutores há menos de oito anos).

Programa de bolsas de doutorado sanduíche no exterior.

oBs: Para acompanhar os mais recentes editais divulgados pela Cape veja neste link.




OUTRAS INTITUIÇOES:
Bolsas da Organização dos Estados Americanos
Inscrições

Para se candidatar às bolsas da Organização dos Estados Americanos, devera preencher o formulário de inscrição no Site da organizaçao: www.educoas.org.


Para se candidatar às bolsas da Organização ONE´s (Órgãos Nacionais de Enlace)
Devera enviar as propostas de candidatura para os ONE´s de seus respectivos países.

No Brasil, o formulário e os documentos, devem ser enviados para a Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores, para o endereço:

Ministério das Relações Exteriores – MRE
Divisão de Temas Educacionais – DCE
Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo I, Sala 432
70170-900, Brasília-DF


Outras informações podera serem obtidas atraves desses contatos abaixo:

61-3411-8561cb transparent r Como estudar no exterior de graça Curiosidades, pelo fax 61-3411-8560, pelo e-mail dce@mre.gov.br ou pelo site www.dce.mre.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário